E no final do ano todo mundo resolver fazer previsão, certo? Pois o Simples Decoração vai fazer também! Após olhar bolas de cristal, jogar tarô e I-Ching (mentira! Vi foi um monte de sites brasileiros, comentários nas redes sociais e lançamentos de empresas do setor, claro!) elaborei esta lista com as tendências de decoração de 2016 e no final do ano que vem vamos ver se dei “com os burros na água” ou se me dei bem, ok ? E como tendência não nasce do dia para a noite, acho que qualquer um poderia elaborar esta lista, viu ?
1) Disparado, a tendência mais óbvia que vai crescer em 2016 é o tal do Estilo Industrial e tudo que o envolve. Ele já está por aí faz tempo, mas não mostra nenhuma vontade de ir embora. Então, veja a lista:
Alvenaria e tubulação aparente, Cinza,branco e preto, Reutilização, Concreto, Madeira (a de demolição continua, mas a natural e clara toma mais espaço), Toques retro e vintage, revestimentos rústicos (o tijolinho já dá mostras de cansaço.Está sendo muuito usado), luminárias industriais (que tbém foram muito usadas), trilhos de iluminação, metais! Mil tendências em uma, viu só?
E o Estilo aparece em todas as suas formas: Desde o mais rústico até o mais chic. Eu aposto em um Industrial mais light e confortável, como os acima, só com alguns elementos.
Além disso, acredito no potencial destas tendências:
2) Revestimentos de parede com volume e/ou geométricos: Os fabricantes investiram neles nos últimos anos e agora há diversos materiais e preços variados e o interesse é cada vez maior. As revistas mostram muito, mas usar mesmo, ainda vejo pouco. Com os ambientes cada vez menores é uma ótima forma de decorar sem ocupar espaço. Fora isso, as estampas geométricas em tapetes, almofadas e revestimentos continuam… são clássicas!
3) Cobre / Dourado: Um pouco decorrente tbém do Estilo Industrial, o Cobre aparece cada vez mais na decoração. E o dourado vem junto, em luminárias, peças hidráulicas (que tbém teve grande investimento das indústrias nos últimos anos) e na decoração em geral.
4) Raízes – Estou chamando de raízes tudo que tem a ver com a nossa história, a brasileira e a de cada um: Artesanato, Faça vc mesmo, Natureza em casa (plantas, hortas, jardins verticais), Ladrilho Hidráulico e Cobogó, Ambientes mais simples e despojados, tudo isso tem a cara do Brasil e do povo brasileiro, além do próprio Design Brasileiro que anda muito em alta. Este “movimento” também já existe e acredito que irá continuar e se fortalecer ano que vem.
5) Diversão – Esta tendência tem a ver com a anterior. A gente gosta de casa alegre, de bom humor e diversão…. Então, mesmo que as revistas (e até eu!) vivam falando de ambientes em cores neutras, quando a gente junta a tralha toda… é cor e alegria por todo lado! (Adoro isso!). Fora os elementos divertidos, os brinquedos, enfim… vc já entendeu, né ?
6) Tendências bebês – Chamo bebês as ideias que aparecem um pouco nas revistas e sites de decoração, você ouve falar, ou “sente” que existem, mas ainda não “aconteceram” aqui de verdade. Todas as tendências acima já estão mais amadurecidas – adolescentes – e tem grande possibilidade de crescer mais. Já estas podem vingar ou não. São elas:
a) As pinturas e papel de parede no teto – Esta eu apostei no ano passado e vou continuar apostando este ano. Problema é que os tetos aqui são muito baixos, em geral…
b) As Cores do Ano – Que é claro,são sempre uma boa aposta pois há o investimento maciço das indústrias para que elas aconteçam.
c) O “contra ataque feminino” – Tenho que explicar esta: Eu acredito que com a força do Estilo Industrial, a decoração anda um pouco mais masculina. E como a toda força existe uma reação contrária, penso que veremos ambientes bem femininos por aí. Será que tem sentido ? Só o tempo dirá! rs!
Original article and pictures take www.simplesdecoracao.com.br site
Комментариев нет:
Отправить комментарий